O CEO indígena Donnacona é ‘convidado’ por Jacques Cartier a ir na marra conhecer o Moulin Rouge, na França, junto com outros de sua tribo.
Mas como isso foi acontecer?
Que razão sombria atormentava Cartier para que fosse tão obcecado pela Nouvelle France ao ponto de se lançar mar adentro várias vezes? Um amor arrebatador?
Como reagiram os indígenas iroqueses quando desembarcaram no Velho Mundo, que pra eles ela novinho, novinho?
Quer saber? Só ouvindo.
Minúsculo Dicionário de Québequês (por Fábio de Almeida)
Tête de cochon (1:03) – alguém teimoso. Mas, cá pra nós, a pessoa pode ter cara de porquinho e não ser teimosa, né?
Sinônimos: cabochon; tête de mule, tête de pioche, tête dure; bourrique
Se calmer le(s) pompon(s) (1:50) – acalmar-se. Em português, pompom é uma bolinha que poder ser de qualquer tecido; também é aquele negócio usado pra passar pó de arroz ou talco.
Sinônimos: Reprendre son calme; modérer ses ardeurs.
Par cœur (2:55) – conhecer algo de memória. Para os gregos antigos, o coração era a sede, ao mesmo tempo, da coragem (ambas as palavras tem idêntica raiz etimológica), da sensibilidade, da afetividade e da inteligência.
Sinônimos: de mémoire; sans lire.
Langue de bois (4:43) – falar difícil ou incompreensivelmente; usar o politiquês. Mania dessa gente de meter os inocentes bichos nas expressões, Se fosse um touro pelo menos poderia dar uma chifrada, mas, pensando bem, vai acabar pegando mal…deixemos o boi mesmo.
Sinônimos: Langage figé, stéréotypé, utilisé souvent en politique et qui cherche détourner, escamoter une situation embarrassante.
Fontes e Referências:
Histoire Populaire du Québec – Des origines à 1791 (volume I). Édition EPUB de 2019. Jacques Lacoursière.
Le Vieux-Québec. Édition EPUB. Éditeur Septentrion. Jean-Marie Lebel.
Como o melhor sempre fica pro final, que tal bater um papo , regado a um cafezinho virtual com os ricos e humildes proprietários do Portal Québec em Foco, M. Fábio e M. William?
William é brasileiro, nascido na cidade de Feliz, no interior do Rio Grande do Sul. Mora em Québec desde 2019 e é um aficcionado por história. Com formação na área de tecnologia e de línguas antigas, é o apresentador do canal Québec em Foco no YouTube e também do Café com História do podcast Conexão Québec.