Conecte-se com a gente

Francês

Vocabulando: Astheure

Astheure é uma verdadeira obra prima fonética criada pra facilitar a pronúncia da expressão “à cette heure”, que significa, literalmente, “nesta” ou “a esta hora”, mas que também pode ser usada com o sentido de “agora, finalmente, já”.

Fábio De Almeida

Publicado

em

Ashture - Montagem nada a ver com significados nada a ver

Pode chamar quem você quiser:

Robert Langdon, Mister M, Luc Langevin, Mãe Dinah, até o Uri Geller tá valendo, duvido que decifrem o que significa Astheure.

Nada, né?

Tá bom, tá bom, não me olhe com esta cara de quem tá pedindo um spoiler. Vou te dar uma chance, veja se advinha qual a opção correta pra Astheure:

  1. ( ) Erro no registro de nascimento. O pai, gago, quando foi registrar a sua filha, disse que ela era ‘A A A A Esthééérrrr’ e o jumento do notário entendeu ‘Astheure’. Parece até irmã da Sarah Sheeva, da Zabelê e do Kriptus Gomes.
  2. ( ) Nome dado ao 41º satélite natural de Júpiter, descoberto em 2000. Originalmente identificado pelo número S/2002 J 1, posteriormente foi batizado com o sobrenome de seu descobridor, o astrofísico israelo-grego Ismahel Astheure.
  3. ( ) Esqueleto de ancestral humano encontrado na Etiópia. Com cerca de 3,7 milhões de anos, Astheure é considerada a prima mais velha da ‘Lucy’, a famosa body builder Australopithecus, no auge da sua juventude de 3,2 milhões de anos.  
  4. ( ) As+1Th-2Eu0Re+5. Composto químico formado por Arsenium, Thorium, Europium e Rhenium. Descoberto nos laboratórios de uma Startup bancada pela Tesla, no Vale do Silício, Astheure está na base da fabricação de baterias de alta performance usadas nos carros da construtora americana.

E aí, vai de qual?

Péééééémmmmmmmm…Errou!

Astheure é uma verdadeira obra prima fonética criada pra facilitar a pronúncia da expressão “à cette heure“, que significa, literalmente, “nesta” ou “a esta hora”, mas que também pode ser usada com o sentido de “agora, finalmente, já”, etc.

Nessa eu te peguei, pode falar.

Só fique atento quando for escrever. Por ser uma palavra de uso coloquial, poderá ser escrita de várias formas: asteure, ast’heure, astheure e ainda, acredite, c’t’heure.

Exemplos:

— Astheure j’ai fini ce maudit texte. Passons à autre chose, alors.

— Après le témoignage de son ancienne ministre de la Justice, le Premier ministre est astheure dans la marde.

Sinônimos

Português: agora; neste momento; já; imediatamente; de agora em diante; a partir de agora; a partir deste momento; atualmente.

Francês: à cette heure-ci; maintenant; en ce moment; aujourd’hui; à présent; dorénavant; désormais; actuellement.

Curiosidades

  • Robert Langdon é o personagem de um professor de simbologia de Harvard criado por Dan Brown para os seus livros O Código Da Vinci, Anjos e Demônios, O Símbolo Perdido, Inferno e Origem. O sem-sal Langdon pelo menos era inteligente. No cinema, foi interpretado por Tom Hanks.
  • Uri Geller se dizia paranormal, entortando talheres ao vivo na tv. Por conta deste abestado, minha mãe varou uma concha de feijão no meu lombo depois que viu meia dúzia dos seus preciosos garfos do enxoval de casamento (que ela nunca tinha usado, diga-se) inutilizados na minha tentativa de seguir os passos do meu ídolo. Não, eu não era paranormal, mas fiquei anormal depois da ‘conchada’ materna.
  • Mister M era um muquirana que não tendo o que fazer da vida, resolveu mostrar na TV os bastidores dos truques mais do que secretos dos mágicos.
  • Luc Langevin, québequense de Saint-Augustin-de-Desmaures, é considerado um dos maiores ilusionistas da atualidade. Simpático e bonito, o cara faz coisa que dá até nervoso de ver. A parada é muito sinistra! Duvida? https://luclangevin.com/accueil
  • Mãe Dinah foi uma vidente que ficou conhecida nos anos 1990 por ser supostamente a ‘personal vidente’ do então presidente Collor de Mello, prevendo, inclusive, que faria um ótimo governo. Só esqueceu de falar isso pra ele.

Mais artigos da série “Vocabulando”

Como diz a Mocidade, "sonhar não custa nada e o meu sonho é tão real..." Sou um resiliente imigrante e commis pra toda obra. Não rir e não tomar sustos são meus maiores desafios. Se creio em algo? Claro, em você ser humano. Defeitos? Só um, ser flamenguista. Isso não é defeito? Então sou a perfeição em forma de Fábio! Faça o bem, não importa como, quando, onde e a quem. Apenas faça o bem.

Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.