Conecte-se com a gente

Turismo

Série Museus de Québec: Musée de la Civilization

Conheça o Musée de la Civilization, o maior museu da cidade de Québec, com mais de 250.000 objetos.

Avatar

Publicado

em

Neste terceiro vídeo-artigo da série sobre os Museus do Québec, apresentamos o mais famoso da cidade de Québec, o Musée de la Civilization (Museum of Civilization; pt: Museu da Civilização).

Que tal começar nossa viagem com pouco de história?

Por iniciativa do Governo da Província do Québec, no início da década de 1980 foi lançado um concurso de arquitetura para a elaboração de um projeto e a consequente construção do Musée de la Civilisation.

A concepção desse novo Museu deveria se inspirar num olhar sobre a dinâmica da experiência humanas no seu conjunto, em todos os seus lugares e civilizações.

O arquiteto vencedor, Moshe Safdie, associado aos arquitetos Desnoyers e Mercure, idealizou um Museu onde os visitantes teriam uma visão única dos prédios e lugares históricos ao seu redor, com grandes janelas que permitiram admirar o mítico Fleuve Saint-Laurent.

A construção se estendeu por quase quatro anos. Finalmente, em 19 de outubro de 1988, o Musée de la Civilisation abriu oficialmente suas portas, passando, desde então, a integrar a paisagem histórica do bairro da Place Royale, no Vieux-Québec.

No hall de entrada, há a ambientação feita através de um barco que remete o visitante ao local onde o Fleuve Saint-Laurent se ligava à cidade de Québec, isso há longínquos 250 anos. O barco é um dos vários achados arqueológicos encontrados durante as obras no local.

Quanto à torre do Museu, Moshe Safdie pretendeu evocar uma igreja, simbolizando, portanto, a tradição católica que prevalecia nas cidades da Província àquela época. Ainda segundo o arquiteto, as linhas arquitetônicas da obra deveriam criar uma harmonia entre o meio-ambiente físico e o contexto sociocultural do seu entorno, no qual o Museu se inseriria.

O Musée de la civilisation é o que se chama de complexe muséal, composto por edifícios históricos, todos localizados na rua Saint-Pierre, no Vieux Québec:

  • O antigo prédio do Banque de Québec, de 1818;
  • A Maison Estèbe , de 1752;
  • A Maison Pagé-Quercy, de 1695.

Ao longo dos anos, o governo do Québec confiou novas responsabilidades ao Musée de la Civilisation que hoje incorpora o Musée de l’Amérique Francophone e o Centre national de conservation et d’Études des Collections .

O maior museu da cidade de Québec possui um acervo de cerca de 250.000 peças, entre artefatos e objetos históricos, dos quais apenas uma parcela está em exposição. A grande maioria do acervo está guardada à sete chaves e acessível apenas aos privilegiados pesquisadores.

O que você encontrará

Há variadas exposições marcantes. Uma delas, talvez a principal, Le temps des Québecois, conta a história do Québec (e consequentemente do início do Canadá) desde seu início até os dias atuais. Há vários artefatos arqueológicos e objetos de valor inestimável para a história local.

Outra exposição marcante é a C’est notre histoire. Ela conta a história dos povos nativos do Québec. Vários objetos e artefatos arqueológicos fazem parte dessa grande exposição.

Além das exposições permanentes antes mencionadas, o museu conta com espaço para pelo menos outras 7 exposições temporárias. Clique aqui para ver as exposições atuais.

Funcionamento, preços e como chegar

O Museu da Civilização está localizado no centro histórico da cidade de Québec. É de fácil acesso para qualquer turista. Fica a poucos minutos da Place Royal e do Château Frontenac.

Em razão da pandemia, é obrigatória a reserva de ingressos online (mesmo para ingresso gratuitos). O preço pode variar de acordo com a época do ano. Crianças de 0-5 anos não pagam. Quando há exposições especiais (como a de Pompeia), há duas categorias de preços (uma para ver as exposições normais e outra para ter acesso a exposição especial).

DIREITOS DE ENTRADAINGRESSO REGULARINGRESSO ESPECIAL
Somente compra onlineDá acesso à todas as exposições, exceto as especiaisDá acesso à todas as exposições
SóciosGratuitoGratuito
5 anos e menosGratuitoGratuito
6 – 11 anos5 $6 $
12 – 17 anos7 $8 $
18 – 34 anos15 $19 $
35 – 64 anos20 $25 $
65 anos e mais19 $24 $
Famílias: 2 adultos e número ilimitado de crianças (0-17 anos)45 $51 $
VestiárioGratuito
Fonte: https://www.mcq.org/fr/planifier-une-visite/horaires-tarifs-et-acces

O Museu fica aberto de terça à domingo das 10 às 17 horas. De 24 de junho a 6 de setembro, no entanto, o museu abre nas segundas-feiras também. Para informações atualizadas, visite o site do museu no link abaixo.

Como chegar

Musée de la Civilization
85 Rue Dalhousie
Québec (QC) G1K 8R2
Canadá
Site: https://www.mcq.org/fr/

Dica d’or:

Todo o primeiro domingo do mês, a entrada é GRATUITA para os museus do Québec

William é brasileiro, nascido na cidade de Feliz, no interior do Rio Grande do Sul. Mora em Québec desde 2019 e é um aficcionado por história. Com formação na área de tecnologia e de línguas antigas, é o apresentador do canal Québec em Foco no YouTube e também do Café com História do podcast Conexão Québec.

Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.