Conecte-se com a gente

História

História de Québec: tentativa de assassinato de Samuel de Champlain

Nos dias iniciais da nova colônia, Québec, em 1608, alguns membros da tripulação de Samuel de Champlain fazem um complot para assassiná-lo e vender a nova colônia aos Bascos e Espanhóis.

Avatar

Publicado

em

A imagem mostra o enforcamento de um traidor que queria matar Champlain e fugir com o dinheiro

Nos dias iniciais da nova colônia, Québec, em 1608, alguns membros da tripulação de Samuel de Champlain fazem um complot para assassiná-lo e vender a nova colônia aos Bascos e Espanhóis.

Alguns membros da tripulação, dirigidos por Jean Duval, fomentaram um complot para assassinar Samuel de Champlain. Eles queriam colocar as mãos nos mantimentos e mercadorias da nova colônia, vendendo-os para os Bascos e Espanhóis, e depois fugir para a Espanha a bordo de um navio pesqueiro.

Duval conseguiu o apoio de 4 outros conspiradores, incluindo do chaveiro Antoine Natel. Eles se comprometeram a subornar todos os seus companheiros. Mas, pouco antes do plano ser posto em prática, Antoine Natel ficou com uma crise de consciência (ou medo) e delatou seus companheiros ao capitão Testu obtendo assim o perdão de Champlain.

Na mesma noite, Champlain fez com que os quatro traidores restantes fossem atraídos a bordo de um barco sob o pretexto de lhes oferecer algo para beber. Não deu outra, foram presos. Não demorou muito para que todo mundo fosse abrindo o bico. Os líderes do esquema foram denunciados. Champlain formou um conselho composto por François Gravé, Testu, Bonnerme (o médico da nova colônia) e alguns oficiais de navegação.

Os líderes do complot foram julgados e condenados à forca. Duval foi enforcado imediatamente. “A cabeça dele foi pendurada numa lança e exibida em um local elevado do Forte[1]“, como lembrete a todos aqueles que ousassem questionar a autoridade de Champlain ou roubar os mantimentos da nova colônia.

Os outros três foram enviados à França, para Pierre Du Gua de Monts julgá-los. O motivo, segundo os registros, era que a “mais ampla justiça lhes fosse feita”.


[1] (University of Toronto/Université Laval & Trudel, 1966)

O Nascimento da Cidade de Québec – Complot contra Champlain. Québec em Foco.

Nesse segundo episódio da série sobre “O nascimento da cidade de Québec”, vou te contar a história de um complot feito por Jean Duval e outros comparsas contra Samuel de Champlain, logo nos primeiros dias da cidade. Não se esqueça de curtir, compartilhar e comentar. Quer ver ou ler sobre o início de Québec? Veja o artigo e vídeo que escrevemos sobre.

Quer saber o que aconteceu depois? Veja o artigo “O início das relações franco-indígenas no Québec“.

Referências e Agradecimentos especiais

  • Fábio de Almeida (câmera)
  • A história desse vídeo foi baseada no livro do historiador Jacques Lacoursière (in memoriam): Histoire Populaire de la Nouvelle France – Des origines à 1771. Jacques Lacoursière. 2013.

William é brasileiro, nascido na cidade de Feliz, no interior do Rio Grande do Sul. Mora em Québec desde 2019 e é um aficcionado por história. Com formação na área de tecnologia e de línguas antigas, é o apresentador do canal Québec em Foco no YouTube e também do Café com História do podcast Conexão Québec.

Anúncio
1 Comentário

1 Comentário

  1. Artigos Relacionados: O início das relações franco-indígenas no Québec

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.