Jacques Lacoursière, historiador Québécois, falece aos 89 anos

Jacques Lacoursière, historiador Québécois, falece aos 89 anos

01/06/2021 0 Por William Zimmermann
Compartilhar:

Faleceu hoje, 1 de junho de 2021, aos 89 anos, o historiador e escritor Québécois Jacques Lacoursière, responsável por popularizar a história de Québec através de seus livros e documentários.

Jacques Lacoursière é conhecido por muitos Québecois. Ele foi o responsável por popularizar a história de Québec e do Canadá através de suas dezenas de livros, programas de rádio e TV além de documentários.

Lacoursière deixa como legado livros tais como “Histoire Populaire du Québec“, dividido em vários volumes, “Une histoire du Québec“, que resume os pontos principais da história de Québec em um único volume e a apresentação do documentário “Épopée en Amérique“.

Nascido em Shawinigan, Québec, em 1932, Lacoursière estudou na cidade de Trois-Rivières, também em Québec. Ele não era formado em história mas devido a sua paixão pela mesma desde jovem, foi o principal representante dela em solo Canadense. Devido a isso, Jacques recebeu diversos prêmios e honrarias, em Québec e no exterior, tais como: Cavaleiro da Ordem Nacional de Québec (2002), Membro da Ordem do Canadá (2006), Legião de Honra (2008, França), Doutorado Honoris Causa na Universidade de Moncton e na Universidade de Québec em Montréal (2008), entre outros.

Jacques Lacoursière vestido de roupas do tempo dos colonizadores, sentado em um mercado público em 2012
Marché public de Pointe-à-Callière dans l’ambiance du 18e siècle, édition 2012 – Foto de Jeangagnon – 26 de Agosto de 2012

O Québec em Foco nasceu graças as obras de Lacoursière. A grande maioria dos episódios em vídeo ou podcast, bem como os artigos históricos desse site tem como fonte histórica principal os livros dele. Esse que vos escreve este artigo é um ávido leitor de suas obras, possuindo muitas delas.

Referências

Autor

  • William é brasileiro, nascido na cidade de Feliz, no interior do Rio Grande do Sul. Mora em Québec desde 2019 e é um aficcionado por história. Com formação na área de tecnologia e de línguas antigas, é o apresentador do canal Québec em Foco no YouTube e também do bloco Café com História do podcast Conexão Québec.

Compartilhar: