Conecte-se com a gente

Francês

Vocabulando: Année de vaches grasses ou maigres

Neste artigo do vocabulando, aprenda a como utilizar a expressão “année de vaches grasses/maigres” (ano das vacas gordas/magras) em francês.

Fábio De Almeida

Publicado

em

Année de vaches maigres e Année de vaches grasses. Nós temos essas duas mesmas expressões em português: “anos de vacas magras” ou “anos de vacas gordas”, respectivamente. E no lugar de “année” é possível usar outras palavras que indiquem temporalidade, como “temps” ou “période“.

A origem desta expressão está na Bíblia. Segundo o relato de Gênesis, capítulo 41, o Faraó (fr: Pharaon) do Egito (fr: Égypte) sonhara que estava em pé junto ao rio Nilo (fr: Nil) quando deste saíram 7 vacas gordas e bombadas na creatinina. Em seguida, mais 7 vacas, agora magras e feiaças, saíram do rio e partiram pra cima das fofuchas e as comeram num animado BBQ canibalesco. Porém, mesmo comendo as gordinhas, as magrelas continuavam feias e esquálidas. Nisso o Faraó acordou, claro, com a barriga roncando.

José, chamado para interpretar o sonho do Faraó, disse que as 7 vacas gordas representavam 7 anos de abundância e fartura no Egito, período seguido de mais 7 anos, agora de fome (fr: famine) e miséria, simbolizados pelas sete vacas com IMC de Faquir.

Exemplos de uso

FR: Après les années de vaches grasses, Fabien a connu celles des vaches maigres. Ses difficultés furent telles qu’il a dû céder sa boulangerie à la Banque pour quitter les dettes.

Tradução: Após os anos de vacas gordas, Fábio conheceu os de vacas magras. Suas dificuldades foram tais que ele teve que entregar sua padaria ao banco para quitar as dívidas.

Sinônimos

Em francês: des périodes de prospérité ou de pénurie.

Em português: períodos de prosperidade ou de penúria.

Outros artigos da série “Vocabulando”

Como diz a Mocidade, "sonhar não custa nada e o meu sonho é tão real..." Sou um resiliente imigrante e commis pra toda obra. Não rir e não tomar sustos são meus maiores desafios. Se creio em algo? Claro, em você ser humano. Defeitos? Só um, ser flamenguista. Isso não é defeito? Então sou a perfeição em forma de Fábio! Faça o bem, não importa como, quando, onde e a quem. Apenas faça o bem.

Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.