Conecte-se com a gente

Imigração

5 lugares para tirar dúvidas sobre Québec em português

O Québec em Foco preparou uma lista com 5 lugares diferentes para que você tire todas suas dúvidas sobre imigração e vida no Québec. Tudo em português!

Avatar

Publicado

em

É mais que natural estarmos cheios de dúvidas quando queremos iniciar o processo de imigração para o Québec. E mesmo quando já estamos nas terras geladas da Belle Province, até pegarmos o macete, muitas dúvidas ainda vão rolar. É pensando nisso que o Québec em Foco preparou essa lista com 5 fontes em língua portuguesa para ajudar a tirar de vez as interrogações de sua cabeça de futuro imigrante.

1. CANAIS NO YOUTUBE

Muitos imigrantes que se mudaram há alguns anos para cá começaram a criar conteúdo TOP no YouTube sobre imigração e vida no Québec. Grande parte dos recém-chegados brasileiros diz que se beneficiou muito desses canais.

Lembrando que estes canais são de youtubers que moram ou moraram no Québec e estou listando somente os em língua portuguesa. Se quiser sugerir algum outro, deixe nos comentários que ampliaremos a lista:

Québec em Foco

FOCO: história do Québec, imigração e turismo.
CIDADE: Québec

Criado por esse que vos escreve, ele traz dicas de turismo, de imigração, conta a história da Província, explica como funcionam as coisas nessas terras gélidas etc. O foco (sentiu o jogo de palavras?) do canal é fazer você se apaixonar por Québec – sua história, cultura e costumes.

Endereço: https://www.youtube.com/c/QuebecEmFoco

Tatá no Canadá

FOCO: imigração para o Québec, vlog, dicas do dia-dia.
CIDADE: Québec

A Thaís Caetano é a criadora e apresentadora desse canal. Ela e o marido moram na cidade desde maio de 2018. Seus vídeos falam sobre os processos de imigração e de residência permanente do casal. Além disso, há vídeos e lives de tudo: como arranjar um emprego, onde fazer compras, respostas às dúvidas de imigrantes, entretenimento, como comprar uma casa no Canadá e muito mais.

Endereço: https://www.youtube.com/c/TatánoCanadá

BruCa no Québec

FOCO: imigração para o Québec, vlog, dicas do dia-dia.
CIDADE: Québec

Esse é um dos canais mais em alta no momento. Com vídeos sobre imigração, vlogs, profissões e dicas, o canal BruCa no Québec tem muita informação para novos e futuros imigrantes.

Endereço: https://www.youtube.com/c/BruCanoQuébec

Kitty no Canadá

FOCO: imigração
CIDADE: ?

A Kitty mora desde 2015 no Canadá. Seus vídeos são muito bem produzidos respondendo várias perguntas sobre imigração. Hoje, ela é consultora de imigração e sabe muito sobre o assunto. Juntamente com o canal da Tatá, o canal da Kitty nos ajudou muito a sanar nossas dúvidas antes de embarcar pro Canadá.

Endereço: https://www.youtube.com/c/KittynoCanadá2016

Rumo à Quebec

FOCO: processo de imigração para o Québec, vlog.
CIDADE: Québec

Esse canal ajudou muita, mas muita gente mesmo, que está hoje em Québec. A família do Alex Mahmud passou por trancos e barrancos para vir pra província. Embora inativo, o canal ainda pode ajudar quem tem dúvidas.

Endereço: https://www.youtube.com/c/rumoaquebec

Nath Bruno no Canadá

FOCO: vlog, estudos
CIDADE: Montréal

O canal da Nath e do Bruno, que moram em Montreal, é um vlog com o dia a dia do casal na cidade de Montréal. Eles apresentam suas percepções sobre a imigração e o estilo de vida na metrópole.

Endereço: https://www.youtube.com/c/NathBruno

Wagner Tito

Foco: imigração como estudante (college) para Québec, principalmente Montréal.
CIDADE: Montréal

O Wagner Tito tem poucos vídeos no seu canal do YouTube, mas todos muito bem feitos e instrutivos. Ele veio como estudante pra cá e é uma boa pedida pra quem planeja essa forma de imigração.

Endereço: https://www.youtube.com/c/WagnerTito

2. INSTAGRAM

O Insta se tornou uma das fontes de informações favoritas dos imigrantes. Preparei uma lista com alguns perfis para seguir. Tem alguma sugestão? Deixe nos comentários, ok?

  • @thaisnoquebec. É o canal da Tatá no Canadá que falei antes. Dispensa apresentações.
  • @quebecemfoco. Este é imperdível. É o Instagram do Québec em Foco.
  • @sissi_noquebec. A pernambucana Siandra Cavalcanti trabalha com auxílio de chagada na cidade de Québec, dicas de passeios, compras, restaurante e muito mais.
  • @5_a_7_quebec. Esse perfil é pra quem é profissional de Enfermagem. O objetivo é ajudar os profissionais da área a exercer a profissão aqui na província.
  • @allinefeitosa. A especialidade do perfil da Alline é intercâmbio no Canadá.
  • @ti.quebec. O insta da Taci e do Luri tem dicas gerais sobre a cidade de Québec, a língua francesa e muito mais.
  • @missaoquebec. Dicas sobre a imigração e curiosidades sobre o Québec.
  • @quebecbrasil. Perfil oficial da Representação Brasileira em Montréal.
  • @francescommarcilio. O Marcílio é um brazuca que ensina francês e mora aqui no Québec. As dicas de francês dele são hilárias.

3. GRUPOS NO FACEBOOK E WHATSAPP

Os grupos de Facebook são uma mão na roda pra qualquer futuro e atual imigrante. Neles é possível fazer perguntas e interagir com outros brasileiros. Seguem os principais, ressaltando que alguns requerem aprovação do moderador e que você já esteja em Québec.

  • Imigração Québec (link do grupo): é um grupo que visa reunir todas as pessoas interessadas ou envolvidas no processo de imigração para o Québec. Se você tá pensando em imigrar ou está agora com o processo de residência permanente, esse grupo é pra você.
  • Brasileiros no Québec (link do grupo): grupo criado para discussões sadias e construtivas sobre os diversos assuntos envolvendo a vida no Canadá, principalmente na província do Québec. O grupo é para quem já está morando ou se mudará em breve para o Québec.
  • Brasileiros em Québec (link do grupo): com uma leve diferença preposicional no nome, esse grupo também é pra quem vive ou vai se mudar logo, logo para a província de Québec.
  • Ville de Québec para Brasileiros (link do grupo): esse é um grupo só pra quem mora (ou futuros moradores) da “cidade mais charmosa do Canadá”. Embora concorde, não fui eu quem disse – é o que está na descrição do grupo.
  • Brasileiros em Montreal (link do grupo): comunidade dos brasileiros que moram ou irão morar na metrópole, seja como estudantes, trabalhadores ou imigrantes.

GRUPOS DE WHATSAPP E TELEGRAM. Há dezenas de grupos de WhatsApp de imigrantes ou futuros imigrantes pro Québec. Alguns específicos para profissionais de TI, Enfermagem, Usinagem, etc. Para entrar nesses grupos, em geral é necessário convite. Muitos brasileiros de imigrações recentes fazem parte de um ou mais desses grupos. Para conseguir um convite, fale com um(a) brasileiro(a) que esteja no processo ou já esteja aqui.

4. SITES

Québec em Foco (site)

É claro que vamos puxar a sardinha, o salmão e a tilápia para nossa BBQ. O Québec em Foco é um portal em língua portuguesa que tem de tudo, tudo mesmo. Temos artigos sobre imigração, dia-a-dia no Québec, micos de imigrantes, notícias, história da província, podcast … Imperdível e viciante, mais que Baby Shark, a Galinha Pintadinha e o disco da Xuxa ao contrário. Cuidado!

Québec na Cabeça (quebecentete.com/pt/)

O ‘Québec en Tête’ é, segundo a descrição do próprio site, “um portal único de referência para trabalhar, estudar ou empreender na bela região de Québec.” No site você encontra muita informação boa. Eles fazem missões de recrutamento de brasileiros quase que anualmente. Foi através deles que viemos para cá. O site é uma mina de informação!

Canadá Agora (canadaagora.com)

O Canadá Agora é um super site com várias informações sobre o Québec e Canadá em geral. O site não é atualizado há algum tempo, mas ainda contém muita informação relevante pra quem quer imigrar e pra quem mora aqui.

Imigrando (imigrando.com.br)

O Imigrando.com.br é um fórum de perguntas e respostas sobre a imigração pro Québec e outros lugares. Acesse o site, crie sua conta e comece a colaborar gratuitamente com perguntas e respostas sobre o tema.

5. PODCASTS

Os podcasts (ou balados, em francês) são um excelente modo de ficar bem informado através de áudio. Tem algum podcast de brasileiros aqui na Belle Province para indicar? Deixa nos comentários que adicionaremos à lista.

Eleito o melhor podcast pela galera do Québec em Foco, tem episódios sobre a história do Québec, fatos históricos, dicas de francês, papo sobre saúde mental do imigrante, curiosidades, etc. Sério, tá quase levando um Grammy.

O Franglish não é bem em português… mas vou colocar aqui porquê é de brasileiros que moram no Québec e falam francês e inglês, tudo junto e misturado, nesse divertido podcast. Pena que acabou. Mas é uma ótima pedida pra quem quer melhorar nos dois idiomas.

O Podeixar também está inativo, mas confie, é bem legal pra quem tá pensando em imigrar pra cá. Segundo a sua auto-descrição: “mais que Podcast, uma revista de entretenimento digital, totalmente em português, apresentando de maneira irreverente o cotidiano e a vida de quem mora no Canadá.”

William é brasileiro, nascido na cidade de Feliz, no interior do Rio Grande do Sul. Mora em Québec desde 2019 e é um aficcionado por história. Com formação na área de tecnologia e de línguas antigas, é o apresentador do canal Québec em Foco no YouTube e também do Café com História do podcast Conexão Québec.

Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.