Possibilidade de Passaporte de Vacinação em Québec

Possibilidade de Passaporte de Vacinação em Québec

09/07/2021 0 Por William Zimmermann
Compartilhar:

Segundo noticiado pelos jornais Le Devoir e Journal de Québec, a partir de setembro de 2021, o governo do Primeiro Ministro de Québec, François Legault, pretende adotar um passaporte de vacinação contra a COVID-19. Esse passaporte atestaria que seu portador tomou a segunda dose da vacina, o que permitiria que ele frequentasse qualquer estabelecimento sem nenhuma restrição.

Segundo o governo, não há como re-começar um ciclo de “gato e rato”, reabrindo e fechando a Província toda vez que houver uma explosão de casos de COVID. Por causa disso, o passaporte seria a melhor opção. As pessoas que quiserem ir a bares e restaurantes, por exemplo, precisariam mostrar o comprovante por QR Code confirmando o recebimento da segunda dose da vacina. Atualmente, este comprovante é enviado por e-mail.

Cerca de 82% dos moradores de Québec maiores de 12 anos já receberam ao menos a primeira dose da vacina. No entanto, segundo o Le Devoir, “essa porcentagem baixa para cerca de 66% entre os jovens entre 18 e 29 anos, e um pouco menos entre os québecois entre 30 e 39 anos”.

Como funcionaria o “Passaporte de vacinação”? As pessoas inteiramente vacinadas que moram na região onde há uma eclosão de casos de COVID terão acesso exclusivo a certos serviços e comércios não essenciais, como academias, bares, restaurantes, salas de teatro, cinema, espetáculos e algumas instalações esportivas. No entanto, os serviços essenciais (farmácias, mercados, etc) continuariam acessíveis a todos, mesmo sem o QR Code provando a segunda dose da vacina.

O Ministro da Saúde de Québec, Christian Dubé, declarou nesta quinta-feira em uma coletiva de imprensa em Montréal:

Se vocês querem estar adequadamente vacinados em setembro, comecem a se apressar. Não esperem serem impedidos de entrarem nos bares ou em atividades que são importantes para vocês caso a situação piore.

Christian Dubé, Ministro da Saúde de Québec

Em Québec, a vacina contra a COVID é gratuita para todos, tendo ou não a Carte d’Assurance Maladie (RAMQ). Basta agendar um horário através do portal Clic Santé ou ir até uma clínica de vacinação sans rendez-vous (sem agendamento).

Situação da COVID em Québec

Na data de hoje, sexta-feira, 9 de julho de 2021, a situação da COVID em Québec é a seguinte:

Número total de casos: 375.429
Mortes: 11.229
Curas: 363.484
Vacinas administradas: 9.105.578
Hospitalizações: 101
Na UTI: 23

Fontes e Referências

  • Québec em Foco. Calendário de Desconfinamento em Québec.
  • Jornal Le Devoir. Québec aura recours à un “passeport vaccinal” en cas d’éclosion cet automne”. Disponível em: https://www.ledevoir.com/politique/quebec/616572/point-de-presse-dube-double-dose. Acesso em: 09 de julho de 2021.
  • Jornal Journal de Québec. Un passeport vaccinal dès le 1er septembre, si le situation sanitaire se dégrade. Disponível em: https://www.journaldequebec.com/2021/07/08/en-direct-passeport-vaccinal-quebec-fait-le-point-sur-les-mesures-qui-seront-prises. Acesso em: 09 de julho de 2021.

Autor

  • William é brasileiro, nascido na cidade de Feliz, no interior do Rio Grande do Sul. Mora em Québec desde 2019 e é um aficcionado por história. Com formação na área de tecnologia e de línguas antigas, é o apresentador do canal Québec em Foco no YouTube e também do bloco Café com História do podcast Conexão Québec.

Compartilhar: