Saúde & Bem-Estar
Falar é o melhor remédio
Ninguém está imune a passar por um sofrimento psicológico em algum momento de sua vida. Que ações estão disponíveis na província do Québec para a prevenção ao suicídio?
Acredite no poder da palavra Desistir,
Tire o D coloque o R que você vai Resistir!
Uma pequena mudança,
Às vezes traz esperança e faz a gente seguir.
Bráulio Bessa.
Ninguém está imune a passar por um sofrimento psicológico em algum momento de sua vida. Isso é quase uma regra para quem é imigrante, onde as fases de adaptação (artigo) se sucedem e não raro se acumulam. Falo de cadeira!
Aqui no Hemisfério Norte, onde os invernos trazem dias mais curtos, é muito comum termos épocas do ano em que somos mais suscetíveis à depressão. A falta de claridade e o fato de ficarmos mais em casa, pode dar luz a SAD, ou Depressão de Inverno (artigo).
E em tempos de isolamento social por causa da pandemia, tais sentimentos negativos podem se agravar. Em um artigo publicado em inglês, em 31 de janeiro de 2022, o jornal Global News (artigo) mostrou que, durante o ano de 2021, só na província do Québec, houve um aumento de 21% de casos de garotas adolescentes que chegaram ao hospital após uma tentativa de pôr fim a própria vida.
O que fazer se você está se sentindo triste, cansado, angustiado e sofrendo?
Não se envergonhe, não se sinta diferente, inútil, fraco ou menor. E o mais importante: NUNCA, JAMAIS sofra em silêncio.
Se pensamentos sombrios passarem a ser muito frequentes ou se você estiver inquieto por alguém que conheça, não hesite sequer um segundo em pedir ajuda.
Falar abertamente sobre suicídio pode, literalmente, salvar vidas.
A maioria das pessoas que se suicidam deixam atrás de si um rastro de angústia e de dor e, direta ou indiretamente, expressaram sua intenção de pôr um fim nisso tudo. Portanto, é crucial estar atento aos comportamentos suicidas. Em caso de dúvida, a palavra de ordem é: AJA!
Segundo a Organização Mundial de Saúde, quando nos depararmos com uma situação em que há um risco potencial de suicídio, devemos:
- Estar alerta aos sinais frequentes de sofrimento e de angústia. Eles permitem socorramos uma pessoa em perigo. Lembre-se, o suicídio raramente ocorre sem um prévio aviso.
- Valorizar o pedido de ajuda. Jamais pense que é “mimimi, frescura ou coisa de quem não tem o que fazer”. Nunca diminua o sofrimento alheio.
- Apresentar todos os recursos disponíveis, em especial os especializados em prevenção do suicídio e em saúde mental.
- Ser dissuasivo. Descreva as graves sequelas físicas e emocionais tanto para quem o suicídio quanto para a sua família e seus próximos, por exemplo: lesão cerebral, paralisia permanente etc.
- Sempre alimentar a esperança, dando voz e espaço às pessoas que superaram a angústia e o sofrimento através de ajuda profissional especializada, evitando uma decisão desesperada e sem volta: o suicídio.
- Considerar o impacto do suicídio nas famílias e nos entes próximos, os acolhendo no seu luto.
AJA!
AMANHÃ PODERÁ SER TARDE DEMAIS.
Recursos disponíveis na Província do Québec:
- Na Província do Québec, a Linha de Prevenção ao Suicídio é acessível em todo o território, 24 horas por dia, 7 dias por semana:
- Envie uma mensagem de texto para um(a) assistente social: 1 855 957-5353
- Tecle com um(a) assistente social em: www.suicide.ca
- Acesse https://suicide.ca/fr/mes-outils/ e faça uma Autoavaliação em: https://suicide.ca/fr/mesoutils/autoevaluation
- Entre em contato com um “Centre de prévention du suicide” ou um “Centre de crise” perto de você: https://www.aqps.info/besoin-aide-urgente/#liste-cpsregionaux
Fontes e Referências
- Association québécoise de prévention du suicide. Disponível em https://commentparlerdusuicide.com/ e https://www.aqps.info/aider/devenir-sentinelle.html. Acesso em: 01/02/2022.
- Un guide pour la mise en œuvre de la prévention du suicide dans les pays – Organisation mondiale de santé. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/343053/9789240029620-fre.pdf Acesso em: 01/02/2022.
- Nações Unidas – Brasil. Disponível em: Site: https://brasil.un.org/pt-br/132195-uma-em-cada-cem-mortes-ocorre-por-suicidio-revelam-estatisticas-da-oms. Acesso em: 01/02/2022.