Conecte-se com a gente

Notícias

Desaparecimento gradual do Passaporte de Vacinação

O governo de Québec anunciou hoje o abandono gradual do passaporte de vacinação a partir do dia 16 de fevereiro até o dia 14 de março.

Publicado

em

O aplicativo VaxiCode, com o Passaporte de Vacinação (passport vaccinal) da província do Québec, Canadá, está com seus dias contados – pelo menos por enquanto. É o que disse o ministro da Saúde do Québec, Christian Dubé, na tarde desta terça-feira.

A partir do dia 14 de março, o passaporte de vacinação não será mais obrigatório em Québec. Dubé comentou em coletiva de imprensa que o passaporte é cada vez menos necessário. Os casos de COVID estão em baixa em Québec. Além disso, outros fatores como o fato de uma boa parcela da população ter contraído a variante Ômicron nos últimos meses e a alta taxa de vacinação, contribuíram para a decisão de deixar de lado o Passaporte de Vacinação. O ministro declarou também que, com a chegada do antiviral Paxlovid em Québec, o sistema de saúde da província terá melhores condições de atender a população no caso de uma nova onda.

A retirada do passaporte será gradual. Dubé sugeriu aos cidadãos manterem o aplicativo em seus celulares já que, no caso de necessidade, ele poderá voltar. Além disso, ele continua necessário para várias viagens internacionais. O porte de máscara continuará obrigatório, pelo menos por enquanto.

O que muda

  • A partir de quarta-feira, 16 de fevereiro, o passaporte de vacinação não será mais obrigatório para grandes estabelecimentos, como hipermercados (ex.: Walmart) SAQ e SQDC;
  • A partir de 21 de fevereiro, o passaporte de vacinação não será mais obrigatório locais de culto (templos, mesquitas, igrejas, etc.) e funerais;
  • A partir de 14 de março, o passaporte de vacinação não será mais obrigatório em toda a província do Québec para todos os estabelecimentos e eventos.

Quais são as medidas sanitárias atuais

Desde 12 de fevereiro

Receber gente em casa: não há mais limite na capacidade de pessoas, embora o governo sugira limitar o número à 10 pessoas. Antes, o limite era de 4 pessoas (ou ocupantes de 2 residências diferentes.

Restaurantes, bares, etc: aumento do limite para 10 pessoas por mesa (ou ocupantes de 3 residências diferentes).

Desde 14 de fevereiro

Rede de Ensino Primária e Secundária: retorno de jogos paraescolares (com passaporte vacinal para maiores de 13 anos) sem competição ou torneio;

Rede de Ensino Técnico e Universitário: retorno de jogos paraescolares (com passaporte vacinal para maiores de 13 anos) sem competição ou torneio;

Eventos públicos como cinemas e eventos esportivos (exterior)permitidos com limite de até 5000 pessoas desde que realizados no exteriorPassaporte vacinal obrigatório.

Eventos públicos como cinemas e eventos esportivos (interior)Nada muda. Capacidade de 50% do local (podendo chegar a no máximo 500 pessoas) e passaporte vacinal obrigatório.

Esportes e Lazer (exterior): fim dos protocolos sanitários para as competições.

Esportes e Lazer (interior): volta dos jogos. Esportes em grupo terão limite máximo de 25 pessoas. Academias também poderão abrir com limite máximo de 50% da capacidade do local e porte de máscara e distanciamento social obrigatório.

Spas e Saunas: 50% da capacidade do local.

A partir de 21 de fevereiro

Comércios e Centros Comerciais: fim do limite da capacidade máxima.

Templos, igrejas e demais locais de culto: aumento do limite para 500 pessoas desde que a quantidade seja o equivalente a 50% da capacidade do local. Não será mais obrigatório apresentar o passaporte vacinal.

Atividades públicas essenciais (reuniões e congressos, cerimonias de casamento ou entrega de diploma, etc): liberação à partir dessa data para 50% da capacidade do local (máximo 500 pessoas). É obrigatório apresentar o passaporte vacinal.

Ajuntamentos privados em salas alugadas: novamente permitidos. É obrigatório apresentar o passaporte vacinal. Capacidade máxima de 50 pessoas.

Eventos públicos como cinemas e eventos esportivos (interior)Sem limite máximo de 500 pessoas. Mas a quantidade de pessoas não deve exceder 50% da capacidade do local. Se houver mais de 1000 expectadores, deverá ser posto em prática um protocolo sanitário específico. É obrigatório apresentar o passaporte vacinal.

Congressos: 50% da capacidade total (limite máximo de 500 pessoas). É obrigatório apresentar o passaporte vacinal.

A partir de 28 de fevereiro

Local de trabalho: O trabalho remoto não é mais obrigatório. O retorno progressivo em modo híbrido passa a ser indicado.

Rede de Ensino Primário e Secundário: retorno de competições e torneios (com passaporte vacinal para maiores de 13 anos);

Rede de Ensino Técnico e Universitário: retorno de competições e torneios (com passaporte vacinal para maiores de 13 anos);

Templos, igrejas e demais locais de culto: sem limite de capacidade.

Funerais: sem limite de capacidade.

Atividades públicas essenciais (reuniões e congressos, cerimonias de casamento ou entrega de diploma, etc): sem limite de capacidade. É obrigatório apresentar o passaporte vacinal;

Restaurantes, bares, etc: podem fechar à 1 da manhã (a venda de alimentos ou bebidas deve se encerrar à meia-noite). Bares, tavernas e cassinos: limite de 10 pessoas (ou ocupantes de 3 residências diferentes), 50% da capacidade do local e os clientes devem se manter sentados.

Eventos públicos como cinemas e eventos esportivos (interior)Fim do limite da capacidade para salas de espetáculo de 10.000 pessoas ou menos. Para salas que tenham limite maior que 10.000 pessoas, deve-se respeitar o limite de 50% da capacidade. É obrigatório apresentar o passaporte vacinal.

Esportes e Lazer (interior): volta dos torneios e competições. Fim do limite de participantes em esportes e atividades de lazer.

A partir de 14 de março

Templos, igrejas e demais locais de culto: limite de 50 pessoas;

Ajuntamentos privados em salas alugadas: não haverá limite de capacidade.

Restaurantes, bares, etc: nenhum limite de capacidade. Discotecas e karaokês voltam a ser permitidos. Retorno dos horários regulares.

Eventos públicos como cinemas e eventos esportivos (exterior)sem limite de capacidade.

Congressos, Academias, Spas e Saunas: nenhum limite de capacidade.

Fontes:

Que tal se inscrever em nossa Newsletter semanal?

Enviaremos 1 e-mail por semana com os últimos artigos sobre Québec

É de graça. Não fazemos spam nem vendemos ou repassamos seu e-mail para terceiros! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

William é brasileiro, nascido na cidade de Feliz, no interior do Rio Grande do Sul. Mora em Québec desde 2019 e é estudante de História, Arqueologia e Ciências da Religião pela Universidade Laval, de Québec. Também possui formação na área de tecnologia e de línguas antigas. É o apresentador do canal Québec em Foco no YouTube e também do Café com História do podcast Conexão Québec.

Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

Inscreva-se para receber um e-mail semanal com os últimos artigos do Québec em Foco. É de graça!
Não se preocupe, não vamos encher sua caixa de entrada com coisas inúteis.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Categorias

Reserve hotéis no Booking.com com esse link e tenha 20% de desconto até 30 de setembro de 2025