Connect with us

Notícias

Possibilidade de Passaporte de Vacinação em Québec

Segundo o governo da província de Québec, caso ocorra uma nova eclosão da pandemia de COVID em Québec neste outono, um passaporte de vacinação poderá ser adotado.

Avatar

Published

on

Ministro da saúde Christian Dubé em coletiva de Imprensa

Segundo noticiado pelos jornais Le Devoir e Journal de Québec, a partir de setembro de 2021, o governo do Primeiro Ministro de Québec, François Legault, pretende adotar um passaporte de vacinação contra a COVID-19. Esse passaporte atestaria que seu portador tomou a segunda dose da vacina, o que permitiria que ele frequentasse qualquer estabelecimento sem nenhuma restrição.

Segundo o governo, não há como re-começar um ciclo de “gato e rato”, reabrindo e fechando a Província toda vez que houver uma explosão de casos de COVID. Por causa disso, o passaporte seria a melhor opção. As pessoas que quiserem ir a bares e restaurantes, por exemplo, precisariam mostrar o comprovante por QR Code confirmando o recebimento da segunda dose da vacina. Atualmente, este comprovante é enviado por e-mail.

Cerca de 82% dos moradores de Québec maiores de 12 anos já receberam ao menos a primeira dose da vacina. No entanto, segundo o Le Devoir, “essa porcentagem baixa para cerca de 66% entre os jovens entre 18 e 29 anos, e um pouco menos entre os québecois entre 30 e 39 anos”.

Como funcionaria o “Passaporte de vacinação”? As pessoas inteiramente vacinadas que moram na região onde há uma eclosão de casos de COVID terão acesso exclusivo a certos serviços e comércios não essenciais, como academias, bares, restaurantes, salas de teatro, cinema, espetáculos e algumas instalações esportivas. No entanto, os serviços essenciais (farmácias, mercados, etc) continuariam acessíveis a todos, mesmo sem o QR Code provando a segunda dose da vacina.

O Ministro da Saúde de Québec, Christian Dubé, declarou nesta quinta-feira em uma coletiva de imprensa em Montréal:

Se vocês querem estar adequadamente vacinados em setembro, comecem a se apressar. Não esperem serem impedidos de entrarem nos bares ou em atividades que são importantes para vocês caso a situação piore.

Christian Dubé, Ministro da Saúde de Québec

Em Québec, a vacina contra a COVID é gratuita para todos, tendo ou não a Carte d’Assurance Maladie (RAMQ). Basta agendar um horário através do portal Clic Santé ou ir até uma clínica de vacinação sans rendez-vous (sem agendamento).

Situação da COVID em Québec

Na data de hoje, sexta-feira, 9 de julho de 2021, a situação da COVID em Québec é a seguinte:

Número total de casos: 375.429
Mortes: 11.229
Curas: 363.484
Vacinas administradas: 9.105.578
Hospitalizações: 101
Na UTI: 23

Fontes e Referências

  • Québec em Foco. Calendário de Desconfinamento em Québec.
  • Jornal Le Devoir. Québec aura recours à un “passeport vaccinal” en cas d’éclosion cet automne”. Disponível em: https://www.ledevoir.com/politique/quebec/616572/point-de-presse-dube-double-dose. Acesso em: 09 de julho de 2021.
  • Jornal Journal de Québec. Un passeport vaccinal dès le 1er septembre, si le situation sanitaire se dégrade. Disponível em: https://www.journaldequebec.com/2021/07/08/en-direct-passeport-vaccinal-quebec-fait-le-point-sur-les-mesures-qui-seront-prises. Acesso em: 09 de julho de 2021.

William é brasileiro, nascido na cidade de Feliz, no interior do Rio Grande do Sul. Mora em Québec desde 2019 e é um aficcionado por história. Com formação na área de tecnologia e de línguas antigas, é o apresentador do canal Québec em Foco no YouTube e também do Café com História do podcast Conexão Québec.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *