Pode dirigir com a CNH em Québec?

Pode dirigir com a CNH em Québec?

13/05/2021 0 Por William Zimmermann
Compartilhar:

Muitos brasileiros que se mudam para Québec ou vem para cá somente para visitar tem essa dúvida: “E aí, pode dirigir com a Carteira de Habilitação Brasileira no Canadá?” A resposta é: depende do caso.

Não quer ler o artigo? Nesse vídeo explico tudo tim-tim por tim-tim.

Turistas

Se você estiver aqui como turista, você pode dirigir sem problemas com sua CNH, mesmo que o Canadá não faça parte da Convenção de Viena. Isso porque, segundo o Detran de São Pualo, o Canadá tem um acordo de reciprocidade com o Brasil quanto à condução de veículos (veja a referência no final do artigo).

Como turista sim, você pode dirigir um carro enquanto estiver como tal. No entanto, para grande parte das locadoras de veículos, você vai precisar de uma PID, emitida pelo Detran do seu Estado, para conseguir alugar o carro e evitar maiores problemas caso for parado pela polícia. A PID é nada mais que uma tradução oficial da sua CNH para diversas línguas.

Trabalhador Temporário ou Estudante

Se você estiver aqui com visto de Trabalhador Temporário ou Estudante, em teoria, você pode dirigir com sua CNH até você requisitar sua Residência Permanente. No momento que você solicita sua Residência Permanente, segundo o site da Société de l’Assurance Automobile de Québec (SAAQ), você tem o direito de dirigir por 6 meses consecutivos. Depois disso você precisa ter uma Carteira (a Permis) de Québec.

Residentes Permanentes

Se você vier já como Residente Permanente, você terá automaticamente 6 meses consecutivos para dirigir com sua CNH. Após isso, só com a Permis Québecois. Veja a referência no fim do artigo para saber mais.

Em todos os casos

Para poder dirigir com sua CNH aqui, você já tem que ter saído do período de experiência – já ter passado da Carteira Provisória. Isso vale também para poder trocar a CNH por uma Permis Québecois.

Como fazer a troca por uma Permis Québecois

Para trocar a CNH por uma Permis Québecois, você tem que ir até o SAAQ e solicitar a troca. Você deve levar sua CNH e é melhor levar sua PID junto. Desse momento em diante, caso você seja residente temporário, você está indicando que quer ficar em Québec e a partir daí terá 6 meses para fazer as provas.

A Permis Québecois.

Você terá que fazer 3 testes teóricos que podem ser feitos no mesmo dia. Esses testes constituem de perguntas com imagens que vão passar em um computador onde você fará o teste, lá no SAAQ. Se você reprovar só em uma, por exemplo, pode refazer algum tempo depois só o teste que você reprovou.

Depois de aprovado no teste teórico, você terá que agendar e fazer um teste prático, com o seu carro mesmo, ou um carro alugado, se desejar. O teste prático é bem parecido com o que tem no Brasil, com algumas diferenças e regras. Por exemplo, não tem teste de baliza mas sim de estacionamento na marcha ré. Se quiserem que faça um vídeo sobre o teste prático e algumas dicas, comente aqui.

Uma vez aprovado no teste, você receberá sua Permis de Conduire em alguns dias. Você precisará renová-la a cada ano, no mês do seu aniversário. O valor em 2021 estava em cerca de CAD 87.28.

Caso você venha a mudar de província, terá que transferir sua Carteira de Habilitação para a outra província, mas geralmente sem precisar fazer outros testes.

Fontes e referências

Autor

  • William é brasileiro, nascido na cidade de Feliz, no interior do Rio Grande do Sul. Mora em Québec desde 2019 e é um aficcionado por história. Com formação na área de tecnologia e de línguas antigas, é o apresentador do canal Québec em Foco no YouTube e também do bloco Café com História do podcast Conexão Québec.

Compartilhar: