Connect with us

Notícias

COVID – Québec volta a endurecer medidas sanitárias

À partir de segunda-feira, 20 de dezembro, novas medidas sanitárias contra a COVID estarão em vigor em Québec. Saiba quais são essas medidas.

Avatar

Published

on

Anúncio Covid - Ministro François Legault

Este é um artigo antigo. No dia 30 de dezembro de 2021 o governo decretou novas medidas. Confira o artigo com as novas medidas aqui.

O Primeiro Ministro de Québec, François Lagault, anunciou hoje (quinta-feira, 16 de dezembro de 2021) que não teria boas notícias. “Infelizmente, no decorrer dos últimos dias, nós vimos uma explosão no número de casos [da COVID].” O Primeiro Ministro pediu também a colaboração de todos os Québecois, principalmente nessa época de festas onde muitos esperavam um alívio nas medidas sanitárias.

À partir de segunda-feira, 20 de dezembro, as seguintes regras entram em vigor:

  • Capacidade máxima de pessoas permitida nas residências: 10 (antes era previsto un número de 20, para 23 de dezembro – mas esse já não é mais o caso). Embora não seja obrigatório, recomenda-se que todos estejam vacinados;
  • Comércios e Centros Comerciais: Capacidade reduzida para 50% do total, incluindo nas áreas de circulação, restaurantes e praças de alimentação (onde o passaporte vacinal continua obrigatório);
  • Restaurantes: embora a capacidade total tenha diminuído à 50%, o limite de 10 pessoas por mesa continua válido;
  • Discotecas, Danceterias e Karaokês: ficarão fechadas até nova ordem;
  • Escolas, CEGEPS e Universidades: volta da obrigatoriedade do porte de máscara em todos os momentos.
  • Eventos esportivos: torneios e competições estão anulados;
  • Prática de todos os esportes internos: máximo de 25 pessoas;
  • Academias, SPA’s, Centros de Ski e de Moto-Neve: redução de 50% no número máximo de pessoas;
  • Templos, Igrejas e outros locais de culto: passaporte vacinal obrigatório, capacidade de 50% (podendo chegar no máximo a 250 pessoas) e todos devem se manter sentados;
  • Casamentos e funerais: é permitido a cerimônia sem passaporte vacinal, com restrição a no máximo 25 pessoas.

A lista completa de restrições em vigor pode ser encontrada no site do governo: https://www.quebec.ca/sante/problemes-de-sante/a-z/coronavirus-2019/mesures-en-vigueur/a-propos-des-mesures-en-vigueur.

Você também pode baixar um PDF com as medidas em vigor à partir do dia 20 de dezembro (em francês).

O número de casos de COVID em Québec explodiu nas últimas semanas. Alguns hospitais e escolas em Montréal tiveram várias eclosões do vírus e o mesmo aconteceu hoje em um dos hospitais de Lévis.

A prioridade agora do governo é reduzir o número de internações hospitalares e acelerar a vacinação para a 3˚ dose da vacina. Atualmente estão sendo vacinados as pessoas de 60 anos ou mais e pessoas em grupo de risco, bem como profissionais de saúde.

Coletiva de Imprensa do Governo de Québec, 16 de dezembro de 2021

Fontes e Referências

  • Mesures en Vigueur (Governo de Québec). Disponível em: https://www.quebec.ca/sante/problemes-de-sante/a-z/coronavirus-2019/mesures-en-vigueur/a-propos-des-mesures-en-vigueur. Acesso em 16 de dezembro de 2021, às 22:40.
  • Les mesures des Fêtes en six points. Jornal “Le Soleil”. Disponível em: https://apple.news/ASFBLfexaQ-e1NLAJpefTtA. Acesso em 16 de dezembro de 2021, às 22:36.
  • Québec ordonne une série de nouvelles restrictions. Jornal “La Presse”. Disponível em: https://apple.news/A-VHzUO7lS12WgwA7TXYMbA. Acesso em 16 de dezembro de 2021, às 22:31.

William é brasileiro, nascido na cidade de Feliz, no interior do Rio Grande do Sul. Mora em Québec desde 2019 e é um aficcionado por história. Com formação na área de tecnologia e de línguas antigas, é o apresentador do canal Québec em Foco no YouTube e também do Café com História do podcast Conexão Québec.

Advertisement
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: COVID: Québec volta a impor Toque de Recolher

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *