Connect with us

Cultura

5 curiosidades sobre o inverno em Québec

Já ouviu falar sobre o inverno Québecois? Parece lindo nas fotos, não é? E é mesmo. Mas nem tudo são flores, ou melhor, neve. Confira nesse artigo 5 curiosidades sobre o inverno em Québec.

Avatar

Published

on

5 curiosidades sobre o inverno Québecois

Já ouviu falar sobre o inverno Québecois? Parece lindo nas fotos, não é? E é mesmo. Mas nem tudo são flores, ou melhor, neve. Confira nesse artigo 5 curiosidades sobre o inverno em Québec.

1 – Duração do inverno

Os primeiros flocos de neve no Sul do Québec podem começar a cair no final de outubro, início de novembro. Os últimos flocos de neve geralmente ocorrem até o final de abril. Dependendo da região, o Inverno pode durar de 4 à 8 meses!

2 – Temperatura mínima

Em Montréal, a cidade mais populosa, no mês de janeiro varia entre -5˚C durante o dia e -14˚C durante a noite. Já em Nunavik, na região Norte de Québec, as temperaturas variam entre -20˚C durante o dia e -55˚C durante a noite. Na cidade de Québec, algumas vezes pode chegar a -30 ˚C ou menos.

3 – Il fait frète !

Em francês, em geral, usam-se duas palavras para se referir ao frio: frais, para quando está fresco, esfriando e froid para quando está frio. Os Québecois, no entanto, achando que “froid” não traduz muito bem a sensação do frio Québecois, costumam utilizar a expressão ll fait frète se “froid” não for o suficiente.

Pessoa coberta de neve
Il fait frète

4 – Déneiger e Pelleter

Homem tirando a neve do carro com uma pá

Em francês existe um verbo específico para tirar a neve de algum lugar: déneiger. O verbo também existe em português, pelo menos na teoria: desnevar. E quando você acorda de manhã e precisa abrir caminho com uma pá para chegar no seu carro ou tirar a neve de frente de casa ou do seu carro, isso se chama “pelleter la neige; poderíamos traduzir como “cavar a neve?”.

5 – Desconto no Chez Ashton

Já aviso que não estou recebendo patrocínio! Mas aqui vai uma dica de economia e comida. Há mais de 25 anos o restaurante Chez Ashton oferece desconto invernal de ao menos 10% ou o equivalente a temperatura mais intensa prevista. Ou seja, você pode comer um bom Poutine do Chez Ashton com até 30% de desconto se tiver sorte/ou azar, sei lá!

Um delicioso Poutine
Confira o vídeo com as 5 curiosidades

Referências

William é brasileiro, nascido na cidade de Feliz, no interior do Rio Grande do Sul. Mora em Québec desde 2019 e é um aficcionado por história. Com formação na área de tecnologia e de línguas antigas, é o apresentador do canal Québec em Foco no YouTube e também do Café com História do podcast Conexão Québec.

Advertisement
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Frio Extremo em Québec neste final de semana

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *