Saúde & Bem-Estar

Como doar sangue no Québec?

Todos os anos, os hospitais provinciais precisam de 250.000 bolsas de sangue para responder às necessidades. Saiba como doar no Québec.

Publicado

em

Generosidade gera generosidade

Você sabia que no Québec a cada 80 segundos uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue?

Vou te ajudar com exemplos:

  • Pra passar o seu cafezinho brasileiro, você leva uns 5 minutos? São 3 pessoas para transfusão.
  • Vai preparar aquele BBQ com surlonge ou com hambúrguer vegano do Costco? Deixe-me calcular…uns 30 minutos preparando tudo. São 22 pessoas para transfusão.
  • Ah, tá zapeando no grupo do WhatsApp da família vendo aquelas piadas sem noção do tiozão? Num dia, talvez 1 hora?

Ah, e vendo os shorts que o grupo da família manda? Quanto tempo por dia você fica rolando a tela? Por baixo, 1 hora. São 45 pessoas para transfusão

Difícil imaginar isso quando não somos nós a precisar, né?

A situação na província do Québec

Todos os anos, os hospitais provinciais precisam de 250.000 bolsas de sangue para responder às emergências médicas e para realizar tratamentos, alguns tão complexos quanto inovadores.

Para bater esta meta, são necessárias pelo menos 1.000 doações de sangue por dia, é isso mesmo que você leu, por dia, a sociedade québequense precisa de 1.000 pessoas voluntariamente dispostas a sentar numa cadeira, estender o braço e ficar com uma agulha fincada na veia por 15 minutos, se sangue, 45 minutos, se plasma ou 60 minutos, se plaquetas. E isso os 365 ou 366 dias do ano.

Você sabe quantas vidas uma única doação de sangue pode salvar?

Acredite, até quatro vidas. Eu mesmo achava que seria no máximo 1, mesmo meu sangue sendo azul de imigrante. Nobelerrérrimo.

Pois é, agora vem a informação mais dolorosa: apenas 3% da população do Quebec se predispõe a doar sangue. Infelizmente.

Como doar

O organismo público Héma-Québec é único responsável pela gestão das doações na província. A ele cabe gerir as doações para garantir um fornecimento de sangue por um período mínimo de 6 dias. Esta reserva depende exclusivamente da generosidade dos doadores.

Você tem noção de quanto isso é importante?

Hoje, é o Lucas, a Anne, o Zakaria, a Sophie, a Nadha que precisam…mas amanhã pode ser você, seu filho, sua colega de trabalho, a caixa do Provigo, o zelador do seu prédio, o Primeiro-Ministro.

Vai por mim, doar regularmente dói menos do que um estabaco no verglas e é mais rápido do que o tempo que o nosso salário passa na conta e é infinitamente menos perigoso do que a sogra passar um mês na sua casa (e no inverno).

Em qualquer Globule ou Plasmavie, da recepção até a sua saída, você será acolhido por lindos sorrisos repletos de um sincero agradecimento por sua generosidade.

Ah, e no final poderá tomar um cafezinho 0800 – e agora já tem até brasileiro – enquanto papeia descontraidamente com um voluntário ou voluntária sempre de bom humor e gentil.

Doar sangue é doar vida.

Generosidade gera generosidade.

Fontes e Referências

Société canadienne du sang. Acesso em: 07/09/2022. Disponível em:
https://profedu.blood.ca/fr/transfusion/publications/donner-au-suivant-pourquoi-nous-avons-besoin-que-vous-donniez-du-sang

Héma-Québec. Acesso em: 07/09/2022. Disponível em:

Le Parisien. Acesso em: 07/09/2022. Disponível em:
https://www.leparisien.fr/societe/don-de-sang-faut-il-payer-les-donneurs-pour-eviter-les-penuries-30-06-2017-7100436.php

Institut national de la recherche scientifique. Acesso em: 07/09/2022. Disponível em:
https://espace.inrs.ca/id/eprint/2483/1/GeographieDuDonDeSang.pdf

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile